2. Conhecendo as raças
3 dias depois do natal, o melhor equipamento imersivo disponível no mercado chegou na minha casa.
- Estou tão feliz!
Como resultado das pesquisas que realizei nos últimos dias, o L.O. é mais incrível do que eu esperava!
- Inúmeras raças para escolher, monstros lindos e fofos até monstros aterrorizantes, trabalhos principais e secundários, habilidades de todos os tipos!!!
Me acalmo um pouco e continuo falando...
- Além disso, as áreas disponíveis até agora são extremamente grandes e diversos. Eu posso ver animais que eu nunca veria na realidade, paisagens lindas e irreais e materiais inexistentes vida real!
Seria muito legal produzir coisas com esses materiais!
- Calma... Primeiro eu preciso preparar o equipamento e instalar o software do jogo...
O espaço que é necessário para o equipamento é realmente grande. Se eu tivesse que descrever seria como uma geladeira deitada?... As instruções dizer que pode ser colocado de pé, mas recomenda-se posicioná-lo deitado para melhor conforto.
- Tudo bem... Está pronto!
Quando eu terminei as preparações para começar o jogo, verifiquei se toda a casa estava trancada, entrei na capsula e iniciei o equipamento. Instantes depois, minha visão começou a ficar turva e lentamente se tornou uma escuridão completa.
- Bem-vindo ao “Liberté Online”.
O que apareceu diante de mim assim que minha visão voltou foi uma pequena criatura de cerca de 20 cm de comprimento em um espaço totalmente branco que parecia ser...
- Uma fada?...
A pequena criatura se aproximou de mim... Ela é tão fofa! Cabelo roxo e olhos âmbar, rosto de bebê e vestido simples e branco. Simplesmente fofo!
- Bem-vindo ao “Liberté Online”. Eu sou Libertas, o espírito que guia os habitantes de outro mundo. Você pode me chamar de Liz.
Ela sorriu docemente e me cumprimentou.
- Prazer em conhecê-la Liz. Meu nome é Mayumi Yoshida, você pode me chamar de Mayumi.
- Mayumi, vou começar explicando para você sobre o mundo de “Liberté Online”, tudo bem?
- Sim!
Segundo a explicação de Liz, o mundo de L.O. se chama Liberté... O desenvolvedor está sem imaginação?!... Continuando... O cenário geral de Liberté está baseado na Europa Medieval, porém, como resultado de fatores inexistentes da vida real que existem dentro do mundo de Liberté, alguns aspectos do cenário podem diferir da realidade. Além disso, há cenários dentro de L.O. que diferem bastante da realidade e que só podem ser chamados de imaginários.
- Há algum tipo de história principal?
Muitos dos jogos possuem algum tipo de objetivo em comum para os jogadores, pode ser “se tornar o mais forte”, “derrotar o rei demônio”, “impedir a destruição do mundo”, entre outros, então eu fiquei curioso sobre o objetivo dos jogadores de L.O.
- No “Liberté Online” não há uma história principal, há apenas histórias.
- Histórias?
- Sim, histórias. O foco principal do L.O. é a liberdade, um jogador pode escolher seu próprio caminho sem precisar seguir uma história principal.
- Liberdade...
- Claro, tudo tem os seus limites. Atos que prejudiquem a sociedade e identificados como maliciosos são puníveis dentro do L.O.
Isso é bom. Nunca se sabe com que tipo de jogador vou me encontrar no futuro, então se a gestão estiver ativa na punição de jogadores maliciosos, eu posso ficar mais tranquila...
- Agora que minha explicação geral sobre o L.O. terminou, é hora de configurar seu status!
!!!
- Primeiro vamos definir seu nome de jogador!
Não tenho muito problema para decidir, vou usar o mesmo nome que uso em outros jogos.
- “May”, meu nome de jogador será May!
- Entendido May. Agora é hora de escolher sua raça!
Assim que Liz termina de falar, um quadro contendo imagens de diversas raças e seus respectivos nomes aparece na minha frente.
<<Humano>>
<<Anão>>
<<Elfo da floresta>>
<<Elfo do deserto>>
<<Homem besta Gato>>
<<Homem besta Cachorro>>
<<Draconiano>>
<<Sereia>>
<<Dríade>>
<<Vampiro>>
<<Aleatório (homem besta)>>
<<Aleatório (único)>>
- Uau!! Quantas raças!
Fico surpresa que a quantidade fosse maior do que eu esperava.
- Você pode ver mais detalhes clicando na imagem de cada raça.
Seguindo o que Liz disse, clico na imagem e o detalhamento da raça aparece. Depois de alguns segundos de leitura, algo me chamou a atenção.
- Liz, o que são essas “★”?
- Todas as raças têm de 1 a 5 estrelas e, quanto maior o número de estrelas, melhor ela é... teoricamente...
- ... Teoricamente?
- Sim, teoricamente. Suponhamos que você seja uma jogadora que gosta de usar magia. Para usar magia, MP e INT são mais necessários do que outras estatísticas... Você sabe o que é MP e INT, certo?
- Sim...
Apesar de não ter muito tempo para jogar, ainda li algumas histórias sobre reencarnações em mundos de jogos e jogos virtuais, então sei um pouco...
- Continuando... você pode ter uma raça de 3★ com MP e INT com 100 pontos cada e você pode ter uma raça de 5★ com MP e INT com 10 pontos cada, ou seja, se uma raça 5★ não favorece as estatísticas que você deseja, é preferível escolher uma raça de 3★ que atenda aos seus desejos.
- Entendo...
Sim, isso é verdade! Depois de ouvir a explicação de Liz, continuo a ler as descrições das raças. Aqui vai um resumo:
<<Humano>> a maior parte da população de Liberté é humana. As estatísticas são distribuídas com uniformidade, diferindo pouco de um indivíduo para outro (3★).
<<Anão>> uma raça especializada em ferraria. Há indivíduos que se especializam em marcenaria. As estatísticas STR, VIT e DEX são elevadas, enquanto o MP, INT e AGI são inferiores à média (3★).
<<Elfo da floresta>> conhecido por sua beleza elegante. Alto MP e INT e baixo HP e STR. Especializado em ataques à longa distância (3★).
<<Elfo do deserto>> conhecido por sua beleza madura. Possui AGI e LUK elevados, porém baixa VIT. Considerado bom explorador (3★).
<<Homem besta Gato>> uma mistura de humano e gato. Altas estatísticas de HP, VIT e AGI, porém baixo MP e INT. Especializado em combate corpo a corpo (3★).
<<Homem besta Cachorro>> uma mistura de humano e cachorro. Altas estatísticas de HP, STR e AGI, porém baixo MP e INT. Especializado em combate corpo a corpo (3★).
<<Draconiano>> uma mistura de humano e dragão. Altas estatísticas de HP, STR e VIT, porém baixo MP, INT e VIT. Pode voar se possuir nível suficiente. Considerado bom tanque (3★).
<<Sereia>> conhecido por sua beleza e belo canto. Possui MP, INT alto, porém baixo DEX. O medidor de oxigênio diminui mais devagar ao nadar. Especializado em buffs e debuffs (3★).
<<Dríade>> uma mistura de humano e planta. Altas estatísticas de MP, INT e baixo STR, VIT e AGI. Considerado bom sacerdote (3★).
<<Vampiro>> uma criatura noturna. Possui MP, VIT e INT elevado e STR e LUK abaixo da média. Um atacante mágico de curto-médio alcance que usa sangue como principal arma (3★).
<<Aleatório (homem besta)>> 100% de chance de conseguir um homem besta. São 200 possibilidades que incluem mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e até insetos. As estatísticas e a quantidade de (★) varia de 2 a 4 dependendo da raça.
<<Aleatório (único)>> 5% de chance de conseguir uma raça única. São 200.000 possibilidades. As estatísticas e a quantidade de (★) varia de 1 a 5 dependendo da raça.
Hmmmm... Acho que não entendi muito bem o <<Aleatório (único)>>... Se eu não sei, basta perguntar à Liz!
- Liz, você pode me explicar melhor sobre o <<Aleatório (único)>>, por favor?
- Claro! Se você escolher o sistema <<Aleatório (único)>> você tem 5% de chance de conseguir uma raça única!
- E se eu não conseguir uma raça única?
- Você se torna automaticamente um humano, sem nenhuma chance de resetar sua raça.
- Entendo... Por favor, continue.
- Como o próprio nome diz, se você conseguir uma raça única, você é o único jogador no mundo a ter essa raça, porém há mais desvantagens do que vantagens escolhendo o <<Aleatório (único)>>.
??
- Por quê?
- Porque, apesar de você poder conseguir uma raça única e ter a oportunidade de conseguir uma raça (5★), a quantidade de raças (5★) é tão pouca que eu posso contá-las facilmente. Porém, a quantidade de (1★) e (2★) é igual a 90% das 200.000 possibilidades de raças.
90%!!
- Além disso, como eu disse anteriormente, uma raça única na maioria das vezes não é adequada para o jogador que a adquiri, então o <<Aleatório (único)>> acaba não sendo uma escolha popular entre os jogadores.
Faz sentido. Se a chance é tão baixa de conseguir uma raça de (3★) ou superior que se encaixe no modo de jogo de jogador e a maior probabilidade é que você falhe em conseguir uma raça única e acabe sendo um humano, o melhor talvez seja optar por uma raça não única que se especializa no que o jogador deseja... Mas...
- Ter baixas estatísticas não significa que eu não consiga melhorar, certo?
Liz inclina levemente a cabeça e responde.
- Sim, mesmo que você tenha um estatísticas baixo devido à raça, é possível aumentá-lo, porém fazer isso consome mais PT para aumentar as estatísticas e habilidades e títulos também são afetados negativamente pela raça.
- PT são “points”, certo?
- Sim, é possível adquirir esses pontos subindo de nível ou completando missões. Com esses pontos, você pode aumentar o nível das suas estatísticas.
Se for assim, acho que a minha ideia é viável.




