Capítulo 2
Ryosaku era filho único.
Criado com muito amor pelos pais, era um rapaz perfeitamente bom, mas ele próprio era uma criança algo excêntrica.
Quando estava no jardim de infância, os seus pais deram-lhe um guia de estudo.
Os animais, os peixes, as plantas, o corpo humano, a terra e o espaço... A série abrange os campos da ciência, da biologia e do ambiente, como a geografia e a história japonesa.
Ryosaku, que conhece livros infantis e livros ilustrados desde criança, apaixonou-se imediatamente por este livro ilustrado.
Em parte porque tinha uma memória forte durante a infância, olhava para estas coisas dia após dia e absorvia avidamente o conhecimento na sua cabeça.
Nas aulas do ensino básico, quando são apresentados itens relacionados com este tipo de conhecimento nas aulas de ciências ou estudos sociais, ele sente-se orgulhoso e diz: “Professor, eu já sei isso!” .
Depois, tornam-se extremamente relutantes em deixar que outras crianças memorizem os conhecimentos que já possuem nas aulas.
...é uma expressão de egoísmo.
Naturalmente, não tinha colegas de turma.
Durante o recreio, fecha-se na biblioteca, lendo em silêncio enquanto as outras crianças brincam às queimadas e às escondidas no pátio da escola.
Tinha também um extremo “hábito de colecionar”.
Colecionou cuidadosamente borrachas Ultraman e brinquedos gacha-gacha até ter todos os tipos.
Muitas crianças são viciadas em colecionar selos e maquetes de caminhos-de-ferro na infância, mas no caso de Riosaku a coleção é feita com uma obsessão assustadora.
Existe algo chamado “perfeccionismo”?