Capítulo 1
A Escola Primária Municipal K Y, onde Ryosaku se matriculou, é um edifício escolar de madeira construído no período Meiji e em funcionamento há mais de 100 anos.
Embora fosse uma zona rural, naquela época quase não existiam edifícios escolares de madeira na cidade Y, e a maioria deles eram edifícios modernos de betão armado.
Como diz a canção da escola, “Uma história gloriosa”, era uma escola primária elegante com uma longa história.
No entanto, houve alguns alunos de outras escolas que fizeram troça desta antiga escola primária de madeira, e isso criou um complexo em Ryosaku e nas outras.
Na idade de Ryosaku e dos seus amigos, provavelmente não compreendiam a bondade do sabor murcho do “wabisabi”.
No entanto, esta escola primária histórica nunca teve um "ginásio", pelo que, um ano antes de Ryosaku entrar na escola, foi construído um ginásio moderno, de formato invulgar e com um telhado pentagonal.
Em termos de localização, foi construído no lado sudeste da estrada, em frente ao edifício escolar em madeira.
Além disso, a escola foi construída num local remoto, “na diagonal” da imagem.
Foi construído ao longo da estrada da escola, mas durante as aulas de educação física indoor, como o basquetebol, as crianças tinham de sair pelo portão da escola, atravessar a rua e caminhar cerca de 50 metros para leste.
Devia estar a cerca de 200 metros em linha reta do edifício da escola.
No lado oeste da Escola Primária K, encontram-se as "Ruínas do Castelo K", que são as ruínas de um castelo que existiu durante o período Sengoku.
No lado leste, para lá dos carris da ferrovia, fica o santuário K, e para lá dele fica a casa de Ryosaku, algumas centenas de metros à frente.
Ryosaku caminhou mais de dois quilómetros todos os dias, durante seis anos.
Entre a sua casa e a escola existem campos, arrozais e um rio chamado Rio U.
Ryosaku passeava pelo percurso escolar repleto de natureza, indo e vindo da escola.
Entre a escola e os carris da ferrovia, foi construído um pequeno curso de ábaco quando Ryosaku estava na terceira classe.
Nessa altura, havia uma tendência para que o ábaco fosse considerado “hábitos infantis”, e os cursinhos de ábaco foram surgindo aqui e ali na cidade de Y.
Se o dissesse agora, seria uma “sensação de curso de preparação”.
Um pequeno centro de jogos foi inaugurado perto da Escola primária K do curso ábaco.
...quando Riosaku estava na quarta classe.
Originalmente, era uma chamada "loja de qualquer coisa" que vendia uniformes do ensino básico, bonés desportivos, artigos de papelaria, etc., mas devido a algumas mudanças, de repente começou a gerir um salão de jogos.
Na altura, existiam várias pastelarias do outro lado da rua do salão de jogos, e era um local para as crianças interagirem e relaxarem.
Havia uma papelaria em frente à Escola Primária K e era um local conveniente para comprar cadernos e lápis para os alunos da Escola Primária K.
Neste ambiente, ele prospera.