Capítulo 119
"Ryosaku-san, há uma coisa que eu gostaria de te dar. Por favor, espera um momento."
Com isto, Ryoko desapareceu no quarto dos fundos.
Quando regressou um pouco mais tarde, tinha nas mãos... um álbum de fotografias antigo, uma carta... e um pequeno estojo para um anel.
"Isto é, Ryosaku-san. O Isao-san deu-mo na manhã em que faleceu, quando passou pela câmara municipal. Disse-me para te entregar quando o Ryosaku-san viesse à câmara municipal."
"Ryoko-san..."
"Isao-san... sabia que virias algum dia à Câmara Municipal da Cidade K... e também sabia que não te restava muito tempo de vida."
"......"
"Quando lhe perguntei: 'E se ele não vier...?' Ele sorriu e disse: "Ele virá... Com certeza estará aqui." Isao-san amava-te com todo o seu coração.
Quando Ryosaku abriu o álbum... havia fotografias de Mieko quando ainda era bebé, e à medida que crescia, a sua adorável aparência revelava-se como um sonho, como um documentário.
Mieko era uma menina antes de conhecer Ryosaku.
Brincava inocentemente com o pai, a mãe e a irmã mais velha.
Havia também fotos do parque de diversões durante a excursão, tiradas num local diferente das fotos de Mieko que Ryosaku tinha.
Também havia fotos dela em vários eventos na Escola Primária K.
Dia de desporto, competição de lançamento de papagaios, apresentação escolar...
E nestas fotos, não só Mieko, mas também Ryosaku, Lisa, Rika, a falecida professora Yoshiko, o diretor Yano, a professora de Ryosaku, Kitano, o jovem Oyama... as meninas do grupo de Mieko estavam todas sorridentes e pareciam divertir-se com Mieko... e sorrisos felizes.
Cada vez que Ryosaku olhava para estas fotografias, sentia como se muitas memórias nostálgicas que quase tinha esquecido flutuassem vividamente diante dos seus olhos.
...Era muito triste, mas ainda assim como uma fragrância doce, suave e confortável...
E a última fotografia em exposição... era uma foto de grupo de Mieko e dos outros na cerimónia de entrada na Escola Primária K... era a foto de Ryosaku e Mieko a encontrarem-se pela primeira vez, a conhecerem-se... e quando os seus olhares se cruzaram, Mieko lançou a Ryosaku um sorriso angelical... esta foto tão nostálgica e preciosa recebeu Ryosaku com calor e bondade.
...Para Ryosaku, este foi realmente um maravilhoso "presente de aniversário" de Isao, o presente perfeito.