Capítulo 101-1
Este foi o último dia do programa de formação agrícola de Hokkaido.
Foram duas semanas longas e difíceis... mas a diversão de ajudar nos trabalhos agrícolas chegou ontem ao fim.
Hoje é o dia da despedida, com Ryosaku e os outros estagiários a partirem para as suas cidades natais.
Durante a sua estadia ali, Ryosaku pôde sentir a natureza das majestosas terras do norte com todo o seu corpo e ficou impressionado com a seriedade com que os habitantes da cidade de Kamishihoro, que se dedicam à agricultura, encaravam o seu trabalho, o amor e o orgulho que tinham pelas suas profissões e a generosidade com que recebiam Ryosaku e os seus amigos, bem como os visitantes de outras regiões, com amabilidade e honestidade… ficou impressionado.
Assim, tendo acumulado muitas experiências e memórias valiosas que nenhum dinheiro poderia comprar, recebeu despedidas carinhosas de pessoas calorosas e, com uma sensação de autoconfiança e crescimento que o tornou uma pessoa melhor do que antes de chegar aqui, enfrentou a sua despedida final de Lisa.
Desde o dia em que reencontrou Lisa, Ryosaku decidiu nunca mais a ver.
E estava determinado a nunca mais pisar este solo.
Ele tem alguém à sua espera.
Mesmo agora, neste preciso momento, há uma pessoa querida e preciosa à sua espera, eternamente à espera do dia em que se poderão reencontrar...
Depois de Ryosaku deixar este lugar, Lisa ouvirá do seu pai, Kenichi, mais uma vez sobre os sentimentos de Ryosaku por Mieko, e começará uma nova vida.
...O mesmo acontece com Ryosaku.
Ryosaku já não podia depender da bondade de Lisa para sempre e deixou-a numa posição de espera, incerteza e dor.
Será muito doloroso, difícil e solitário para ambos, mas, a dada altura, terão de tomar uma decisão e seguir caminhos separados.
E... hoje, neste dia, neste momento, era uma manhã triste, mas de alguma forma revigorante e tranquila, adequada para a despedida deles.
Lisa empurra a sua bicicleta a caminho da escola, com Ryosaku a caminhar ao seu lado, e caminham em silêncio durante algum tempo pela bela e reta estrada da quinta que parece não ter fim.
Ambos sabiam bem que esta seria a sua despedida final.
Eles, e talvez, nunca mais se voltem a ver...
Foi Lisa quem quebrou o pesado silêncio.